16 de ago. de 2012

13 * Encontro - Dentes


Aparelho Digestivo – Dentes
 
        Inicialmente foi nos dado Boa-Tarde e a professora nos falou como seria a aula de hoje, queríamos trabalhar sobre os dentes, suas funções, tipos, expressão numérica, cuidados e escovação.
        Os dentes fazem parte da boca e que é parte do aparelho digestivo, eles realizam a chamada “quebra mecânica” dos alimentos, ou seja, eles cortam, perfuram e moem, no geral trituram, preparando-os para a deglutição. O dente é composto por polpa, dentina e esmalte e é muito usado por alguns animais para auto-defesa ou ataque. Um adulto normal tem 32 dentes, 16 na mandíbula e 16 na maxila, nas crianças de 6 meses a 3 anos já tem toda a dentição formada, sendo no total 20 dentes, 10 na mandíbula 10 na maxila, e é trocada dos 6 aos 11 anos. A dentição humana é composta pelos permanentes e os dentes decíduos ou dentição de leite. Os permanentes têm os seguintes tipos de dentes: incisivo, canino, pré-molar e molar. A dentição decídua tem os seguintes tipos de dentes: incisivo, canino e molar. A função de cada um:
 
        * Incisivos: tem a função de cortar os alimentos, como uma faca. Na dentição temporária há 8 incisivos, o mesmo para os dentes permanentes.
        * Caninos: tem a função de dilacerar, perfurar os alimentos, já que são pontiagudos, como um garfo. Na dentição temporária há 4 caninos, o mesmo para os dentes permanentes.
        * Pré-molares: tem a função de esmagar e triturar os alimentos para a posterior deglutição, como um martelo de bater bifes. Na dentição temporária não há dentes pré-molares, já nos dentes permanentes há 8 pré-molares.
        * Molares: tem a mesma função dos pré-molares. Na dentição temporária há 8 molares, já nos dentes permanentes há 12.
 
      Nessa aula fizemos um experimento com chicletes, no qual repartíamos os chicletes em três pedaços e apertávamos nos diferentes tipos de dentes, como se fosse um carimbo ou impressão digital. Nos chicletes ficava a marca de nossos dentes, para assim observarmos a parte superior de cada tipo de dente e notar as diferenças nos tipos e também na diferença da parte superior de um colega para o outro. Essa experiência foi concluída com sucesso com as explicações da professora. Por último fizemos a expressão numérica com os dentes, na qual o grupo escreveria o número de dentes de cada participante deste grupo. Por exemplo:
Alunos:       Aline         Ricardo        William
    x=       (14+14)   +  (12+12)  +  (14+14)
    x=          28         +     24        +     28 
    x=              80 dentes
 
  Este resultado se deve ao numero x de alunos presentes na sala e em cada grupo, como também cada um tem a sua historia de vida...





Foi uma aula divertida e educativa onde pudemos conhecer mais sobre os dentes, parte do aparelho digestivo...
         Novidade: Recebemos  novos alunos, que vieram conhecer nosso trabalho,  gostaram e vão continuar conosco,, para cada vez mais conhecer a ciência em nossa volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!