29 de mai. de 2011

8º Encontro - Projeto Meio Ambiente: Horta Viva

Objetivo: Relacionar a contribuição e a importância da horta escolar na promoção da educação ambiental e alimentar.
   Além dos cartazes para a campanha do óleo, nos foi pedido para montar um projeto e uma maquete, apontando soluções sustentáveis, que fossem futuramente ser desenvolvidas na escola ou no bairro. Tendo em vista esse objetivo, resolvemos montar uma horta. Avaliamos nossos recursos, tais como espaço, composteira, espaço de árvores frutíferas, etc... colocamos as mãos à obra, e denominamos Horta Viva.
   Tínhamos um problema, os alunos reclamavam do grande número de insetos (maruim) que os picavam. Nós tentamos achar uma solução, através de pesquisas sobre várias plantas, chamadas de repelentes naturais. Escolhemos uma: citronela. Plantamos e vamos ver os resultados.
   Então agregamos tudo: educação ambiental, alimentação, repelentes naturais, etc... acabou sendo uma solução sustentável para o problema, além de que todas as escolas poderão usufruir do projeto, trabalhoso, mas fácil de fazer e de fácil conservação.
   Concluímos, e dessa forma a horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo, que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentação, unindo a teoria e a prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem e estreitando relações através do trabalho coletivo.
   Os temas abordados foram: horticultura, adubação orgânica, tratamento de resíduos sólidos, alimentos orgânicos, controle de pragas e doenças, plantas medicinais, repelentes naturais e propostas de atividades pedagógicas, utilizando a horta como ferramenta.


Fases da horta




Composteira








7º Encontro - Preparando a gincana

   Continuamos na montagem de cartazes para a gincana e fomos nas salas de aula para sensibilizar os alunos, a trazer para a escola o óleo utilizado de suas casas.


6º Encontro - Preparando a gincana

   No nosso 6º encontro, nós confeccionamos cartazes para a Gincana Escolar. Campanha de sensibilização quanto ao uso e descarte do óleo de cozinha.
   Deverá ser apresentada para toda a comunidade escolar na Semana do Meio Ambiente, período de 26/05 à 03/06.