27 de out. de 2010

21º Encontro - Extração da clorofila

Pegamos vários tipos de folhas e picamos. Com a ajuda de um socador esmagamos bem, e após acrescentamos um pouco de ácool. Continuamos a socar. Depois filtramos o conteúdo e o colocamos em tubos de ensaio. Adicionamos benzina... Observamos e vimos o resultado. Clorofila: É o pigmento verde das plantas. Aprendemos também que existem outros pigmentos, tais como o vermelho, amarelo, etc...





20º Encontro - Boneco de alpiste

Pegamos 3/4 de uma meia fina e colocamos: alpiste, serragem e areia. Amarramos e cortamos o excesso.
Hora de moldar o rosto. Para fazer o nariz puxe um pouco da meia para frente e passe o elástico em volta. Se desejar, faça orelhas da mesma forma.
Mergulhe por inteiro na água. Espere secar, forme a boca com lã ou como você desejar...
Fixe os olhos .
Molhe uma vez ao dia...
O que aconteceu ? Daqui a alguns dias iremos descobrir.
Deu curiosidade ? Aproveite, faça o seu também... É só seguir os passos, e se divertir... Boa sorte !



19º Encontro - Observação e construção de um terrário

Dentro de um aquário, colocamos na seguinte ordem : pedras, areia, barro bom, folhas secas, pequenas plantas e alguns insetos. Molhamos e fechamos com uma tampa de vidro. Agora vamos observar por alguns dias... O que irá acontecer ? As plantas e os insetos irão morrer por falta de água e oxigênio ? Logo vamos ter as respostas, estamos na maior expectativa... Após, passado 15 dias, observamos que as plantas continuam vivas, crescendo e verdes. Os insetos estão bem. Como pode isso ? Chegamos a algumas conclusões após lermos sobre o assunto e explicações de nosso professor. - Houve renovação do oxigênio. - Formou-se o ciclo da água. - Plantas crescem em ambiente fechado. Achamos a prática incrível, e os nossos terrários estão todos vivos.






18º Encontro - Filtro de Areia

Cortamos o fundo de uma garrafa pet e enchemos o bocal com algodão. Adicionamos areia fina, após areia grossa, cascalho e pedras. Nosso filtro está pronto, agora vamos testá-lo: Sujamos um pouco d'água e jogamos dentro do filtro. O que aconteceu ? A água saiu mais limpa, mas isso não significa que seja potável. Existem muitos microorganismos lá dentro. Para se tornar potável temos que fervê-la por uns dez minutos, e após fria bater bastante com uma colher para que o oxigênio volte para dentro da água.







16º e 17º Encontro - Vamos conhecer um pouco sobre as árvores?

Fomos presenteados com alguns cortes de árvore, aproveitamos para estudá-los. Primeiramente lixamos, tiramos resíduos e envernizamos as peças, agora sim, vamos estudar. Incrível... conseguimos saber a idade... aproximadamente 25 anos. Além disso, obervamos seu cerne, parte inferior e mais dura das árvores e sua casca, responsável pela proteção do tronco. Aprendemos também um pouquinho sobre fungos, algas e líquens, que entre eles existe uma associação chamada mutualimos que traz benefícios a ambos. Ou seja, alga fornece alimento ao fungo, esse oferece proteção para a alga e os dois juntos formam os líquens. Estão nossa aula foi muito rica e proveitosa, interessante né?! Adoramos!