Os clubes de ciências das escolas municipais, fizeram uma viagem de estudos para Itajaí e Balneário Camboriú.
O primeiro local visitado foi o
Parque Municipal do Atalaia, em Itajaí. Nesse parque, caminhamos por uma trilha denominada elemento terra, que está em processo de regeneração avançado, próxima de voltar a ser uma floresta madura. Nessa trilha, existem centenas de tipos de árvores, samambaias, animais da nossa fauna, etc...
Apesar de cansativo, a vista é desnumbrante. Pois lá existe uma torre enorme feita em madeira, que serve para observação do canal, do mar e da própria trilha.
Tudo lá é muito bem cuidado, contando com a ajuda de guardas florestais prestativos.
Lema do parque:
Não leve nada, a não ser lembranças;
Não tire nada, a não ser fotos;
E não deixe nada, a não ser pegadas.
O segundo local visitado foi o
Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú. Nesse parque, visitamos o
Departamento de Fitoterapia, onde ervas são separadas e preparadas para serem destribuídas gratuitamente às pessoas em forma de remédios (chás, pomadas, sabonetes, essências, etc).
Nesse mesmo parque também visitamos o Espaço Ambiarte, onde é feito papel reciclado. E com esse papel são feitos cadernos, telas, etc.
Ainda caminhamos por várias trilhas, cada qual com um nome característico. Tudo muito bem cuidado e bem preservado.
Chegando ao final de nosso passeio, todos os alunos e professores apesar de cansados, adoraram e prometeram realizar mais passeios, para que nossa interação com o meio ambiente fique ainda melhor. Obrigada a todos que nos ajudaram nessa empreitada...